Simplesmente Complicado

"Simplesmente Complicado" (It’s Complicated, EUA, 2010) foi uma surpresa agradável. Fui ao cinema esperando um filme bobo de duas horas (e cheguei lá em tempo recorde, saindo da UnB. Palmas para mim!) e acabei vendo um filme bobo de duas horas que me fez rir alto em mais de uma cena.

Resumo rápido: Jane e Jake são divorciados há dez anos, e só agora, com seus três filhos crescidos, são capazes de conviver em harmonia. No entanto, para a surpresa de ambos, após uma noite no bar do hotel em que estavam para a formatura do caçula – Hunter Parrish, um gato, por sinal, meninas, fiquem de olho - eles vão parar na cama. E fica pior: logo se tornam amantes. Quando Jake começa a querer demais e o adorável arquiteto Adam surge no cenário, Jane vê as coisas saírem de controle – da forma mais engraçada (apesar de relativamente previsível) possível.


Não tem como começar por outro astro do elenco que não Meryl Streep. Sua performance em Julie & Julia (2009) foi de longe muito mais brilhante (quem assistiu certamente sabe do que estou falando), mas Meryl consegue fazer com que nos apaixonemos e encantemos por Jane, e achamos compreensível que ela esteja sendo disputada por dois homens aos quase sessenta. Streep dá leveza, docilidade e divertimento à sua personagem e à toda a situação de ser uma mulher divorciada bem resolvida ( não por isso menos neurótica e paranóica que qualquer outra mulher) que está tendo um caso com seu próprio ex-marido.

Alec Baldwin e Steve Martin, dois grandes atores, também estão bem na fita, e é adorável a interação entre todos eles. A direção e roteiro coube à Nancy Meyers, responsável também pelo lindo e comovente romance “O Amor Não Tira Férias” (The Hollyday, 2006) e “Alguém tem que ceder” (Something’s gotta give, 2003) - esse também tratando de amor depois da meia-idade.

É um filme leve e uma surpresa agradável, como eu disse. Vale a pena assistir só pelos malabarismos do encantador noivo da filha mais velha do casal, Harley (interpretado pelo fofo John Krasinski), e pelas cenas hilárias de Jane e Adam chapados (não estou estragando a surpresa de ninguém, isso aparece no trailer). Enfim, vale a pena ir, se deleitar com as atuações e se divertir. Bom filme ;)