Moda Outono/Inverno 2010

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque (nossa, que cigarra gay!), sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada... Ok ok, todos conhecemos essa velha fábula, né? Só que, aqui, a moral dela é diferente. Seja você formiga ou cigarra, o inverno está chegando e é melhor estar preparada. Então deixe a sua preguiça de lado e vá encher seu guarda-roupa de folhas botas, meia-calças, scarves, coletes, etc! Pra facilitar a vida de todas, aqui vão, em tópicos, os maiores hits dessa estação outono/inverno 2010.


Botas
(por Cecela)

Todo inverno elas aparecem, em diferentes formatos, cores e materiais, mas são sempre as botas que predominam (entre os calçados, claro) no inverno. Isso porque elas ajudam a esquentar e protejer as pernas e pés do frio e, de quebra, nos deixam mais elegantes, glamourosas e poderosas. As queridinhas desse inverno são:

Ankle Boots - que aparecem também no estilo Oxford e ficam ótimas com saias e vestidos curtos, meia-calças e calças skinny. Elas fazem as pernas parecerem mais grossas, então devem ser usadas com cuidado (mas se você for bem magrinha, use e abuse!);


Botas 7/8 - essa é pras mais ousadas e muito estilosas, porque não é toda mulher ou garota que consegue usar uma bota dessas e ficar fashion com ela. Para usar com shorts, saias e vestidos mega curtos - é aquela bota que a Xuxa eternizou, lembram?;


Estilo Country e de Montaria - essas são pra se jogar nas estampas (se a bota não for enfeitada demais né, se não fica muita informação de uma vez só! haha). Xadrez, micro floral e qualquer uma que dê uma ar mais grunge ou folk (os estilos mais hype dessa estação) pro visual. A diferença entre elas é que a bota de montaria é mais elegante e séria, e a country, bem mais informal;


Flats - são informais e, pra dizer a verdade, combinam com praticamente tudo;


Clássicas - essas são aquelas que a gente acha em qualquer loja, e têm salto alto e bico fino. Essas você pode usar com quase tudo: saias e vestidos mini ou na altura do joelho e calças. (Só não arrisque usar com shorts, - a não ser que você tenha MUITO estilo - porque você corre o risco de ficar muito Julia Roberts em “Uma Linda Mulher”, haha).



Lenços, Cachecóis, Echarpes
(por Bel)

Nós, [graças a deus] diferentemente daquelas mulheres de Mianmá -  conhecidas como mulheres girafas - temos que usar de outros meios para enfeitar e proteger os nossos pescoços.
Cachecóis, echarpes, lenços. Eles estão de volta, não com tanta força como no ano passado, mas estão ai. São coloridos, de tricô, algodão, tecidos mais leves, e peludos (por favor, tudo sintético). 
Bom, como usar: podem ser usados com a básica volta, deixando uma ponta comprida na frente e outra pra trás; pode ser usado como um xale e preso por broche ou botão, pode servir como uma gola, com um nó na frente, juntando as pontas e passando estas pelo outro lado, bom, use a imaginação!

E, pra quem não gosta de ter nada igual aos outros, aqui vai o link com idéias para cachecóis no mínimo curiosos: http://www.curiosando.com.br/01/2010/cachecois-nada-convencionais.


Casacos, Jaquetas, coletes, ponchos...
(por Cecela)

O inverno é a estação mais fria do ano e, mesmo que na maior parte do Brasil isso não faça lá muita diferença, ainda assim a gente precisa se agasalhar um pouco mais. Claro que é super frustrante não podermos usar aqueles sobretudos super chiques acompanhados de luvas e cachecóis, - a não ser que queiramos passar calor - mas tudo tem uma solução! Abaixo, algumas dicas.

Coletes - os coletes viraram febre no inverno de 2009, continuaram em destaque no verão (apenas em tecidos mais leves e cores mais suaves), e ainda estão com tudo nesta estação. Temos coletes de alfaiataria (são os mais tradicionais e fáceis de combinar); jeans (dá um ar mais "roquinho"); oxford (sim, inspirado nos uniformes da Universidade de Oxford, Inglaterra); e de paetês (esses são pra usar à noite e dão um ar de glamour).


Casacos - esses são os que vão te deixar quentinha mesmo. Os hits de agora são: trench (são os sobretudos lindos que vemos nos filmes gringos e em algumas lojas brasileiras, mas geralmente não compramos por pensar que nunca teríamos oportunidade para usá-los aqui no nosso país tropical); boyfriend (é como um blazer um pouco mais comprido e não tão ajustado ao corpo - por isso o 'boyfriend', porque fica parecendo que você pegou o blazer do seu namorado emprestado!); capa (casaco mais soltinho com mangas largas, é como se fosse uma capa mesmo com lugares para colocar os braços e botões para fechá-la).


Jaquetas - as jaquetas não esquentam tanto quanto os casacos mas, como o inverno no Brasil não é severo, são elas que nos deixam mais estilosas. Esse ano estão em alta as jaquetas jeans (para um visual despojado e mais "rock"); de couro (essas são carregadas de atitude e, dependendo do modelo, são mais "rock" ainda); modelo perfecto (é aquela jaqueta que tem o zíper não no meio, e sim mais para o lado, e são bem ajustadas ao corpo); jaqueta Pepper ou estilo Michael Jackson (pode ser chamada dos dois jeitos, pois é inspirada nas jaquetas eternizadas por Michael Jackson e que ficaram famosas com os Beatles - o 'Pepper' é de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", famoso single da banda).

Tem também as jaquetas estilo militar, com tachas, de golas grandes, com ombreiras... Enfim, tem várias opções pra escolher!

Ponchos - muita gente, quando pensa em poncho, lembra dos gaúchos ou daqueles mexicanos que vivem no deserto (algumas também devem pensar naquele ator de Rebelde - ele apareceu nas minhas pesquisas do google, hahaha), mas eles também podem ser bem fashion. Neste inverno, os ponchos vieram em formatos diferentes dos habituais, muitas vezes mais curtos que o normal.



Minis
(por Flavinha)

No verão, os mini-vestidos reinaram absolutos, e fizeram tanto o gosto das brasileiras, de pernas torneadas e não muita vergonha na cara, que a tendência vai continuar nas passarelas no inverno. Claro que, como ninguém quer morrer de frio, é imprescidível o uso de meia-calça grossa por baixo. O lance é reaproveitar o que foi moda no calorão e dar um jeito de usar agora no friozinho.

Short - Mais largos e mais compridos dos que os usados no verão, o balonê, o boyfriend e o de alfaiataria são os que irão sobreviver nesse inverno. As combinações ficam por sua conta. E vale ainda indicar uma nova tendência para as mulheres de negócios: como o inverno no Brasil não é tão rigoroso, estamos usando short no terninho, ao invés da calça.
Saias - A linha que as saias vão seguir no inverno é a romântica: rendas, babados e tule (aquele negócio do qual são feitos os tutus das bailarinas). Os modelos mais fortes serão as saias tulipas, as retas e as godês (aquelas rodadinhas). Nesse caso, perninhas à mostra mesmo, poucas chances de nos esconder do vento com meias e meias-calça.
Vestidos – O vestido hit do inverno: mini (perninhas de fora ou cobertas com meia, sua escolha), com mangas longas, tomara-que-caia ou de uma alça só. Vestidos bandagem, Greco-romanos e tubinho também terão sua vez.


Estampas eEstilos
(por Bel)

Pelo que eu ando vendo por ai, esse inverno será altamente democrático. O ar romântico está tão em alta quando o visual pesado do rock.

Militarismo - Tons de verde e bege combinados com casacos com botões dourados e pronto! Agora, não combina tudo de uma vez ou vão te mandar pra fila do alistamento.


Folk - ADORO. Se quiser investir nesse look siga pelos crochês, tricôs, Liberty florais, minis, franjas, couros, babadinhos, botas de montaria e country, tie-die, meias opacas em tons de cinza, marrom e verde, trench coats, além de acessórios artesanais.


Rock Inglês - Inspiração na Inglaterra e seus artistas do rock. Seguindo o caminho oposto do rock arco-íris que se vê aqui no Brasil agora (se é que Restart e Cine são rock), esse estilo não parece que eles participaram de uma luta de paintball. Rock chic, heavy metal, punk, grunge... Gostou? Invista em rendas, t-shirt podrinha, jeans acabado em tons escuros de preto e azul, brilho, taxas (muitas taxas), xadrez e cores escuras.

Xadrez - Não sei se é porque eu nasci e fui criada na roça, mas eu amo de paixão essa estampa. [DICA] Pra me conquistar, metade do caminho está completo, se o menino estiver de blusa xadrez. Bom vamos às vacas frias, ou gordas, tanto faz: o xadrez é uma das estampas mais livres de preconceitos que eu já vi. Serve tão bem em um catador de feijão lá do interior quanto o divo Kurt Cobain, e esse é o seu maior problema. Com uma combinação errada você pode desenhar umas pintinhas na bochecha e se jogar na quadrilha ou ser confundido com um rock star drogadão.
Brilhinhos - Meu Deus, nunca pensei ver tanto brilho,mas, para o bem da minha cabeça interiorana, o que está bombando agora são micro brilhinhos. Bilhões de yocto (10−24) - porque eles são muito pequenos MESMO - brilhos por centímetro cúbico. São chiques e chamativos na medida certa. E estão por conta das taxas, paetês, metais... A chave para o sucesso nessa nova onda é, adivinhem? Bom senso. Sim, eu estou me tornando meio repetitiva, mas é que a resposta pra tudo no mundo (além de 42*) é bom senso e equilíbrio. Cuidado pra não se encher de brilho, se não vão pensar que você é a única sobrevivente de um acidente em uma fábrica de purpurina.

Crochê e tricô - Para a felicidade da minha vó, eles estão em alta. Pra maior felicidade dela ainda, o must agora são os pontos largos (o que colabora bastante para aquelas que não tem a visão 100%). E o melhor é que o crochê e o tricô dessa estação não estão no básico cachecol. São vestidinhos (lindos com meia calça), blusas, coletes, palas (ponchos)...
Pra quem se animou e tem algum tipo de habilidade o site da lã Pingouin tem umas receitas de peças.

Renda - é considerada um símbolo de sensualidade, porém a linha que separa a sensualidade da vulgaridade é muito fácil de ser ultrapassada. Não combine a renda com algo muuito curto, ou com um decote muuito grande. É mais fácil de errar quando a renda está na peça inteira, e não só em detalhes, como mangas e casaquetos. Como eu já falei também, no post sobre meia calça, a renda não é muito aconselhada para as mais gordinhas. Não que não dê pra usar, é só não ser uma peça muito colada.


Liberty Floral - São aquelas florzinhas miúúdas. Essa estampa dá um ar campestre, meigo e ingênuo ao visual. Ficam um charme misturadas com botas de cano alto. E para melhorar essas pequenas flores afinam a silhueta. As micro flores estão em tudo: bolsas, tênis, saias e vestidos.


*42: a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais, de acordo com o "Guia do Mochileiro das Galáxias"(Douglas Adams).


Acessórios
(por Flavinha)

Bijuterias – Em colares, a mistura de correntes, fitas e até mesmo contas de madeira estão pegando (essas últimas também presentes em acessórios com temas étnicos). Nas pulseiras e braceletes, o escolhido foi metal fosco e pedras preciosas. Quanto a anéis, opte pelos grandes.

Headbands – Esqueça os arquinhos e as tiaras no alto da cabeça. Fita, couro, panos e até metal estão sendo usados agora na testa, no melhor estilo folk. Puro charme.
 Boinas – Em estilo despojado e casual, e em todas as cores possíveis. Outros tipos de chapéus, em tecidos flexíveis e de abas largas, também estiveram nas passarelas.
Bolsas – A preferência nacional nesse momento têm sido as handbags, nessa estação com cores chamativas (vermelho, amarelo...). Correntes no lugar das alças estão aí para prestigiar o rock. Outro tipo andando por aí são as estilo ecobag. Ajudar o meio ambiente é fashion também, galera (:


Relógio – Sim, relógios estão na moda. Não relógios normais e sérios e sóbrios, e sim vermelhos, azuis, verdes, amarelos. Com essa tendência de relógios coloridos, o negócio proposto é comprar o visor acompanhado de uma variedade de pulseiras de encaixar, com todas as cores imagináveis, inclusive neon.



Em março desse ano rolou em Brasília o Claro Park Fashion. Uma tenda enorme foi montada no estacionamento do Park Shopping, com patrocínio da Claro, e por 1 semana aconteceram diversos desfiles por lá. Nós ganhamos convites para alguns desses desfiles, e eis aqui as fotos de alguns deles, pra vocês terem idéias de como usarem as coisas que mencionamos aqui nesse post. Tem look com poncho, colete, jaqueta de couro, meia calça, bota, mini short, colares, lenços... Algumas fotos são nossas, outras da Finíssimo, porque a câmera da Cecela só colaborou em 1 dos desfiles :\