Glee

Antes de começar a falar sobre Glee, eu devo dizer que sempre fui viciada em musicais. Adoro mesmo, tenho a trilha sonora de vários no meu iPod e ouço com frequência até mesmo as músicas de DreamGirls (eu, Flavinha, Bel e uma outra amiga, a Ju, fomos assisti-lo juntas e foi meio que um desastre. Digamos apenas que a gente - e metade da sala de cinema - mal podia esperar pro filme acabar). Então, quando ouvi falar que uma série americana musical/comédia estava fazendo sucesso nos EUA, eu tive que conferir, né?


Acho que Glee já estava lá pelo 4º episódio quando comecei a assistir, e me apaixonei! O engraçado foi que a parte que me fisgou no episódio piloto foi a performance de 'Rehab', da Amy Winehouse, pelo coral Vocal Adrenaline, que é um dos rivais do New Directions, o grupo dos nossos protagonistas. E uma das primeiras coisas em que reparei é que essa é a série mais democrática que eu já vi. Em Glee, nós temos gays (representados pelo Kurt), cadeirantes (Artie), adolescentes grávidas (Quinn), negras (Mercedes), asiáticas (Tina), latinos (Santana), indianos (o diretor Figgins), judeus (Rachel e Puck) e, em determinado episódio, também temos os deficientes auditivos que competirão contra o New Directions.

Mas ok, vamos a um breve resumo: Will Schuester é professor de espanhol na escola McKinley High (em Ohio), e tenta reerguer o coral da escola, chamado de "Glee Club". No passado o grupo fora motivo de grande orgulho para o colégio, mas agora só atrai os alunos "menos populares", e é motivo de piada para o resto dos estudantes de lá. Will, porém, não aceita isso e, junto ao seu Glee Club, vai tentar mudar os padrões e competir com a engenhosa Sue Sylvester, a capitã do time de líderes de torcida da escola, que tenta sabotá-lo durante toda a série. Isso tudo com muita música, é claro. Há pelo menos 3 performances empolgantes, emocionantes e elaboradas por episódio.


O que é Glee?



Glee pode até não ser a melhor série em termos da atuação de seu elenco ou de roteiro. Afinal, difícil não notar que personagens interessantes que estavam no grupo desde o começo não têm tanto destaque quanto outros, que entraram depois. Mas esses pequenos defeitos são fáceis de ignorar quando você vê os esforços de Will para salvar o Glee Club e, do outro lado, Sue lutando para destruí-lo; ou a paixão platônica entre Will e Emma, ou o amor que Kurt tem pela moda ou até mesmo toda a briga entre Finn e Puck por causa da gravidez de Quinn. E é quando as músicas começam que você (ou será que sou só eu?) se convence que essa é uma das séries mais legais que já viu. Elas geralmente têm a ver com o tema principal do episódio ou com alguma situação pela qual o personagem esteja passando, mas às vezes aparecem num momento de descontração do grupo, "soltas".

Atualmente a série está no episódio 13 da primeira temporada, ganhou vários prêmios e já lançou dois discos com sua trilha sonora original. Diversos atores já fizeram participações especiais, e mais foram confirmados para a segunda metade desta temporada. Entre eles estão Jennifer Lopez, Olivia Newton-John e Neil Patrick Harris (o Barney da série How I Met Your Mother). No Brasil, a FOX transmite os episódios nas quartas-feiras, às 22h, e reprisa aos domingos. Para quem não tem TV paga, não se preocupe: a Globo (e não o SBT, como diziam) comprou a série. Também sempre há a opção de ver pela internet! O que importa é assistir Glee, vale muito a pena :)




xx