Educação
(An Education, Reino Unido, 2009)

Eu já estava de olho nesse filme inglês fazia algum tempo... Afinal, o roteiro é de Nick Hornby, escritor que eu adoooro, e o elenco é ótimo (conta com nomes como Emma Thompson e Alfred Molina). O problema é que eu demorei um tempão pra conseguir assistir, por diversos motivos. Ver o título na lista dos indicados a Melhor Filme, Melhor Atriz Principal e Melhor Roteiro Adaptado aos Oscars deste ano e, depois, a fofa da atriz principal (Carey Mulligan) dando entrevistas no tapete vermelho da cerimônia com aquele sotaque lindo só me fez querer vê-lo mais ainda. Então, na semana passada, eu finalmente consegui assisti-lo e me surpreender com ele.


O ano é 1961, e Jenny (Carey Mulligan) é uma adolescente de 16 anos que mora nos subúrbios londrinos com seus pais. Ela é uma estudante muito aplicada e focada no desejo - que é mais de seu pai (Alfred Molina) que dela mesma - de estudar na Universidade de Oxford, porém sonha em ser mais independente e glamourosa. Um dia, saindo de seu ensaio de violoncelo, ela conhece um homem mais velho. Ela rapidamente fica encantada com a vida que ele leva e acaba se apaixonando. É quando Jenny começa a questionar o quanto uma boa educação é importante, no contexto em que vive (as mulheres, naquela época, não tinham lá muita voz em casa e não fazia grande diferença se tinham um diploma ou não). A ela parece muito mais fácil largar tudo e abraçar o estilo de vida de David (Peter Sarsgaard), até que ela descobre que ele não é exatamente quem diz, e volta a questionar toda sua vida.

Eu esperava que An Education fosse o típico filme dramático, e que eu fosse chorar horrores (sou muito chorona. Mesmo.), mas eu não derramei uma única lágrima, apesar de ele ter sim um certo drama (e se enquadrar nesta categoria). Não posso dizer que me surpreendi porque ele é super original, foi mais pelo jeito que ele foi conduzido. O filme é muito bom de assistir; e te faz pensar, mas ainda assim é leve. An Education foi delicioso de ver, e Carey Mulligan atuou tão bem quanto seus colegas de elenco mais célebres. Confesso que também fiquei apaixonada por alguns dos figurinos, penteados e maquiagens usados pela protagonista e pela personagem de Rosamund Pike no filme. A moda dos anos 50/60 era um charme! haha. Dá pra ter uma idéia do que eu digo no trailer: