Quinta Avenida Nº 1



Toda mulher que se interesse por moda e literatura conhece o nome da autora do livro sobre qual é esse post; Quinta Avenida nº1. Ela abriu as portas de um feminismo que abrange feminilidade e força, e mostrou à mulheres do mundo inteiro que não são as únicas que gastam fortunas em sapatos, gostam de beber (cosmopolitans, de preferência) com as amigas e sonham acordadas com um príncipe encantado que aceite que nenhuma cinderela hoje precisa ser salva por ninguém. É isso aí, estamos falando de Candance Bushnell, autora do nosso querido e eterno “Sex and the City”.

Seu novo livro conta a história do edifício histórico e exorbitantemente caro n°1 da (adivinha) Quinta avenida, e seus moradores atuais, assim como todas as intrigas, segredos, mistérios, escândalos e crimes (!) envolvidos. Mas principalmente é a respeito a vida dos (muito) ricos e o papel de fortes mulheres.

Conhecemos Mindy Gooch, esposa castradora de seu ignóbil uma-vez-famoso-jornalista marido; Enid Merle, aparentemente dócil velhinha, mas uma colunista social de status que consegue o que quer; Annelise Rice, ex-advogada inteligentíssima e promissora e agora uma socialite recém-milionária; Lola Fabrikant, tola mas manipuladora alpinista social; e Schiffer Diamons, famosa e belíssima atriz na meia-idade que não perdeu a paixão pela vida. E pairando sobre elas o tempo inteiro, a sagaz Louise Houghton, aparecendo a todo instante na vida de cada uma em diferentes momentos, de diferentes formas, com diferentes impactos.

Mais uma vez, Bushnell nos presenteia com mulheres de todas as idades, credos e status, cada uma com sua fama particular de defeitos e conquistas, e por isso mesmo, uma mais admirável que a outra.

Pode não ser afinal uma leitura que vá acrescentar muito ao seu intelecto, mas é uma visão interessante sobre a Nova York histórica, a cidade quase uma personagem por si só, com excelentes guias, sem dúvidas.