Franz Ferdinand em Brasília

Todo mundo já estudou, em História, o arquiduque húngaro-austríaco Francisco Ferdinando cujo assassinato foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial. Pouca gente sabe, porém, que seu nome em alemão é o nome da banda escocesa Franz Ferdinand.

Tudo bem, talvez só eu não soubesse disso, mas eu precisava introduzir a banda. O ponto é que Franz Ferdinand fez um show aqui em Brasília, no dia 21/03 (18/03: Porto Alegre; 19/03: Rio de Janeiro; 23/03: São Paulo). Como um blog que acompanha as tendências e como três amigas curtindo a greve da UnB (sinta a ironia), claro que nós fomos conferir.

O local: O Marina Hall ficou conhecido como Marina Hell naquela noite. Reza a lenda que chegou a fazer 50°C lá dentro fácil fácil. O que importa, porém, é que o lugar lotou sem ficar naquele empurra-empurra insuportável de shows nacionais, pelo menos lá no meio, onde nós ficamos.

A banda: Franz Ferdinand é formada por Alex Kapranos (guitarra e vocal), Bob Hardy (baixo), Nick McCarthy (guitarra, teclado e vocal de apoio) e Paul Thomson (bateria e vocal de apoio), e eles todos são um charme, apesar de um pouco mais velhos. São estilosos, mandam bem em suas respectivas áreas, foram mega educados e o Alex fez o Marina Hell vir abaixo quando arriscou um “Boa noite, Brasília” e um “Vamos fazer barulho!” em português (muito bom, por sinal).





O show: A banda estava empolgada, o público estava animadíssimo, o lugar estava quente e as músicas estavam alucinando. Acho que isso resume bem o show em si. A multidão brasiliense foi ao delírio no famosíssimo hit “Take me out” e acompanhou com muita empolgação praticamente todas as músicas, com ênfase em “This fire” e “No you girls (never know)”. Vale lembrar que houve uns improvisos e algumas modificações nas versões acústicas dessas músicas, deixando-as ainda melhores (que alterações são essas eu não sei dizer, sou leiga em música).





A set list: O show da turnê “Tonight: Franz Ferdinand” foi comprido, durando por volta de duas horas (e começando com apenas 15 minutos de atraso, pontualidade escocesa também é admirável) . Além das mais músicas já mencionadas, eles também tocaram “Ulysses”, “Do you want to” e “Walk Away”. Para a nossa diversão, os integrantes da banda também fizeram brincadeiras com a percussão (veja o vídeo, explicar não tem a menor graça).





Em resumo, o público nos orgulhou, a banda nos surpreendeu agradavelmente e o show foi excelente. Mesmo a Bel, que só conhecia o refrão de “Take me out” (ingressos de cortesia que a fizeram ir), se empolgou com a maior facilidade e aprendeu a cantar na hora mesmo. OK, ela aprendeu uns refrões perdidos aí, mas o que vale é a intenção.

Esperemos que o próximo show internacional em Brasília nos orgulhe tanto quanto esse e que bandas cada vez melhores venham para o quadradinho, né?